O Agrupamento de Escolas de Pinheiro dispõe de três bibliotecas escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE): Biblioteca Escolar da EB do Douro, Biblioteca Escolar da EB de Portela, e Biblioteca Escolar da EBS de Pinheiro.

A Biblioteca da EBS de Pinheiro ficou integrada na RBE em 2005 e está situada na escola sede do agrupamento - Escola Básica e Secundária de Pinheiro; a Biblioteca da EB do Douro ficou integrada em 2011 e está situada na Escola Básica do Douro-Rio Mau; a Biblioteca da EB de Portela ficou integrada em 2023 e está situada na Escola Básica de Portela.

Em 2018 foi assinado o protocolo de cooperação entre as Bibliotecas Escolares do concelho e a Biblioteca Municipal de Penafiel, como forma de potenciar o trabalho iniciado em 2008. Deu-se, assim, início a uma rede de trabalho concelhia, Rede de Bibliotecas de Penafiel - RBP